SACAI – o backstage e o processo como conceito
Sacai é uma marca japonesa que foi fundada em 1999 por Chitose Abe, e é uma das marcas mais disputadas do momento. Abe trabalhou com a Comme Des Garçons e Junya Watanabe, o que já anunciaria o seu sucesso como diretora da própria marca.
A Sacai vinha montando seus desfiles dentro da programação do Paris Fashion Week, mas com a pandemia e as restrições de viagem, isso se tornou impossível. O Japão lidou bem com a situação atípica e um desfile poderia ser feito com certas precauções, entretanto Abe optou por uma outra alternativa.
A marca decidiu unir a coleção masculina Spring/Summer 2021 e a coleção feminina Pre-Spring 2021. Intitulada ‘Love Over Rules’, a coleção foi criada em colaboração com o artista conceitual Hank Willis Thomas. O nome e espírito do projeto pode ser uma tentativa de ver o amor e afeto como aquilo que devemos nos apegar e o que nos ajudará a superar momento difíceis de dor e também de intolerância.
É observável a tendência de explorar o processo de produção e criação (vide as últimas apresentações da Gucci). A desconstrução e reconstrução desses processos geram inovação. Para o Fashion Film que substituiu o desfile tradicional, a Sacai não abriu mão de alguns dos elementos do desfile. O vídeo parece filmado em um único take, como se o espectador estivesse andando pelo backstage. Temos a sessão da beleza, os cabides com roupas organizadas por looks, o lunch break, etc.
O projeto proporciona uma experiência de insider para os clientes. O vídeo finaliza com balões que ascendem em combinação com as jaquetas estampadas com ‘Lover Over Rules’, que são reveladas. Um convite de ver a beleza e o sensível no processo árduo da criação de moda, do qual temos sido303 de certa maneira privados no momento.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *