Schiaparelli and Prada: Impossible Conversations
A mega exposição do Metropolitan Museum, em NY, que homenageia Elsa Schiaparelli e Miuccia Prada, encorpa a onda surrealista que contamina a moda nas últimas estações. A exposição apresenta conversas fictícias entre essas mulheres icônicas para sugerir novas leituras da obra de ambas. Dentro da programação, o diretor de cinema Baz Luhrmann apresenta Ensembles Iconic, vídeos de conversas simuladas entre Schiaparelli e Prada, mostrando como as duas mulheres exploram temas similares em seu trabalho por meio de abordagens muito diferentes. Toda a exposição traça linhas comparativas curiosas entre o trabalho dessas duas mulheres fenomenais. Veja.
A seção “Ugly Chic” revela como ambas subvertem os ideais de beleza e glamour, jogando com bom e mau gosto através da cor, estampas e tecidos.
“Hard Chic”, que explora a influência de uniformes e moda masculina no trabalho das duas, aponta o recurso como forma de abordar o minimalismo e também como uma recusa a exarcebar a feminilidade.
“O Corpo Exótico” explora a influência das culturas orientais através de tecidos como lamê, e as silhuetas criadas por saris e cangas.
“O Corpo Surreal”, na galeria final, ilustra como as duas mulheres afetam as imagens contemporâneas do corpo feminino através de práticas surrealistas, usando o deslocamento, por exemplo, brincando com escala, ou diluindo as fronteiras entre realidade e ilusão e entre natural e artificial.
Ainda há outras seções para deliciar os visitantes:
“Da cintura para cima / Da cintura para baixo” vai olhar para uso de detalhes decorativos em Schiaparelli como uma resposta à moda café society, no auge em 1930, enquanto mostra o foco da Prada nas partes abaixo da cintura como uma expressão simbólica da modernidade e da feminilidade. Uma subseção de acessórios desta galeria, chamada “Pescoço para cima / Joelhos para baixo”, vai mostrar chapéus Schiaparelli e calçados Prada. “Chic Naif” centra-se na adoção de Schiaparelli e Prada de uma sensibilidade feminina para subverter as expectativas em torno do que seria vestir-se de forma apropriada para cada idade.”O Corpo Clássico” e “O Corpo Pagão,” exploram envolvimento das criadoras com a antiguidade, particularmente os séculos XVIII e XIX.
Abriu dia 10 de maio e fica até 10 agosto de 2012 no Metropolitan, em Nova York. É uma das principais exposições de moda desse ano. Veja abaixo a capa do catálogo da mostra.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *