Série inspira nova coleção da Vaquera
Em meio à era Trump, a nova serie “The Handmaid’s Tale” chega para perturbar a todos nós que vivemos este momento de conservadorismo mundial. A adaptação do livro da escritora canadense Margaret Atwood, feita pela Hulu (uma plataforma de vídeo ainda não disponível no Brasil), conta a história de um novo Estados Unidos, transformado em “República de Gilead” uma sociedade distópica em que a religião domina tudo.
A premissa é assustadora: mulheres são propriedade do estado e a elas só é designada a procriação. “The Handmaid’s Tale” é quase um alerta. A série mostra como essa ilusória sociedade norte-americana vai mudando através de pequenas transformações, que acabam tomando grandes proporções e configurando uma assustadora realidade no país.
Pode parecer improvável, mas a série inspirou a nova coleção da “Vaquera”. A marca independente que tem como pilares questões como a representatividade feminina e queer, disse em entrevista para Refinery29 que: “buscamos reverter as normas culturais, celebrar a individualidade e capacitar os indivíduos oprimidos”. Além disso, o coletivo Vaquera diz ter se inspirado na trama do romance de Margaret Atwood desde o início da marca, uma história que faz uso da linguagem visual para falar sobre questões sociais.
A coleção, financiada pela Hulu, foi apresentada na quinta-feira, dia 8 de junho, em Nova York na Fundação Angel Orensanz, uma antiga sinagoga neogótica restaurada no Lower East Side. Marcada pelo vermelho, cor usada pelas servas na série, ela retrata a trama através de babados antiquados, vestidos com improváveis cauda de sutiãs, capas que cobrem o corpo inteiro, entre outras peças simbólicas que contam uma história de patriarcado e opressão.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *