Stephen Friedman expõe artista chinês em Londres
A Stephen Friedman Gallery, de Londres anuncia a primeira exposição no Reino Unido do chinês Li- Tianbing, apontado como um dos pintores mais interessantes de sua geração. Oito novas pinturas em grande escala integram a mostra, abordando uma particularidade da sociedade chinesa que é a vida dos filhos únicos, condição imposta pelo Estado às famílias que não podem, sob pena de punições severas, gerar mais de um. Tianbing também é fruto dessa restrição.
O trabalho dele, uma fusão do retrato e da abstração tem essa conotação auto biográfica, articulando a pintura para tratar com recorrência da condição pessoal. O artista viveu na china até os 22 anos, no final da década de 90 foi para Paris onde desenvolveu, a partir de fotos de infância, uma linguagem visual para expressar as próprias origens culturais.
A China, que viveu apartada das correntes artísticas ocidentais desde o início da modernidade está na linha de interesse da arte contemporânea, em parte em função dessa condição insular que, em alguns casos, preservou a produção local dos maneirismos de época. Que a figuração e a pintura estejam na linha de frente da produção do país é sintoma disso.
De 21 março a abril 2012
Aí vai o endereço em formato inglês
5-28 Old Burlington Street London W1S 3AN
T: +44 (0) 20 7494 1434
info@stephenfriedman.com
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *