Joana Vasconcelos planta um jardim artificial em Paris
A exposição coletiva Par Nature investiga o conceito de natureza na contemporaneidade. Entre as obras reunidas no Centquatre, em Paris, está a instalação Jardim do Éden, de Joana Vasconcelos.
A instalação é como o negativo da idéia clássica de jardim. Exibe uma artificialidade flagrante, confinada em um espaço sem luz natural, e funciona acionada por centenas de motores, conduzindo o observador para um simulacro de experiência com a natureza mediado pela tecnologia.
De 22.09.2012 a 17.03.2013
Joana Vasconcelos é uma artista plástica portuguesa que vive e trabalha em Lisboa e tem participação crescente no circuito internacional da arte contemporânea. A presença na Bienal de Veneza, em 2005, 2007 e 2012, naTrienal de Echigo Tsumari, no Japão, em 2006, a exposição Contaminação, em 2008, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, e a participação na colectiva Un Certain Etat du Monde, realizada no Garage Centre for Contemporary Culture, em Moscovo, em 2009, colocaram o nome e a obra da artista no centro das atenções.
Joana Vasconcelos encerra este mes, setembro de 2012, uma exposição no Palácio de Versalhes. Depois do americano Jeff Koons, dos franceses Xavier Veilhan e Bernar Venet, e do japonês Takashi Murakami, ela é a primeira mulher a expor em Versalhes. A imagem abaixo é de uma obra da exposição.
Fonte: http://www.104.fr/ e http://www.vasconcelos-versailles.com/pt/joanavasconcelos.php
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *