Wes Anderson estreia como curador em museu de Viena
A vida de Wes Anderson, por vezes, é uma extensão das cenas que ele cria nos filmes degustativos que dirige. Ele não é apenas um figurão bancado pelo mainstream, de caráter refletido em seus personagens, ele é um criador nato. A prova disso é sua nova empreitada como curador ao lado da esposa, a ilustradora Juman Malouf, apresentando a exposição “A Múmia de Spitzmaus em um Caixão e Outros Tesouros” no Museu Kunsthistorisches, em Viena.
Para montar essa exposição no Museu Kunsthistoriche — abastecido com um dos maiores acervos da Europa — o casal vasculhou mais de quatro milhões de objetos, tanto em exibição pública quanto escondidos nas salas de armazenamento labirínticas do museu. Pinturas históricas, múmias egípcias, jóias da realeza e antiguidades gregas e romanas estavam a disposição. A missão era selecionar os favoritos e agrupá-los segundo a visão particular do casal. Jasper Sharp, curador-chefe do museu, lançou um vídeo anunciando a exposição, mas fez suspense: “O que Anderson e Malouf fizeram, não vamos lhe contar ainda, mas você pode visitar o Museu e descobrir”. Considerando o quão esteticamente focado Anderson costuma ser na cadeira do diretor, essa incursão na arte promete ser igualmente Wes.
Quem o vê sentado ao lado da esposa e de Anna Wintour na primeira fila de um desfile pode imaginar que o cineasta saiu de última hora do set de filmagem e embarcou em direção às semana de moda com as roupas que estava. Mas isso não é verdade, Wes Anderson é Wes Anderson dentro e fora do cinema, 24h por dia, sete dias por semana. Ele realmente vive como um personagem.
Os cenários artesanais de seu mais recente filme, Ilha de Cachorros e do anterior, O Grande Hotel Budapeste, inspiraram diversas exposições. Se Wes já não era estranho ao mundo da arte, agora ele mergulha efetivamente neste universo.
A mostra será inaugurado no dia 6 de novembro de 2018 e fica em cartaz até o dia 28 de abril de 2019, Museu Kunsthistorisches, em Viena. Mais informações, acesse aqui.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *