APÓS 72 ANOS, O MOMA FINALMENTE INAUGURA SUA SEGUNDA EXPOSIÇÃO DE MODA

APÓS 72 ANOS, O MOMA FINALMENTE INAUGURA SUA SEGUNDA EXPOSIÇÃO DE MODA

17 de novembro de 2017 Moda 0

Little Black Dress de Thierry Mugler, 1981, presente na Itens: Is fashion modern?

Do clássico vestidinho preto à onipresente camiseta branca, a exposição “Itens: Is fashion modern?” pretende traçar um histórico de peças que marcaram a moda nos últimos 100 anos. Aberta ao público até o dia 28 de janeiro de 2018, a mostra organiza a temática em 111 tipologias de peças  de moda em sete categorias: mudanças no corpo, ideias de rebelião, emancipação e modéstia, poder e novas tecnologias, e ajuda a entender  como essas manifestações influenciam a base do que escolhemos para vestir hoje.

Alguns clássicos na moda já nascem prontos. Outros, tornam-se clássicos por conterem em si uma composição esperta que traduz de tal forma um tempo que, paradoxalmente se tornam atemporais.  Foi assim com a jaqueta de couro, a camisa breton, o jeans 501 da Levi’s, o vestidinho preto.

Tal geração de esteriótipos interessou o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) conhecido por ser indiferente as questões da moda, mas, que dessa vez resolveu jogar luz sobre o tema reconhecendo este organismo complexo que envolve política e economia tanto quanto envolve estilo, tecnologia e cultura. “A exposição examina o complexo sistema da moda complexo usando cada item como uma lente”, diz Paolla Antonelli, organizadora da exposição e curadora de arquitetura e design do MoMA.

Dos elegantes sapatos de festa dos anos 30 as plataformas animalescas de Alexander McQueen.

O nome é adaptado do título da última exposição do MoMA dedicada exclusivamente à moda, “Are Clothes Modern?”, curada por Bernard Rudofsky em 1944, no qual o arquiteto questionou as atitudes tradicionais em relação à roupa na época. “A questão de Rudofsky é um gatilho para considerar as formas como a moda é projetada, fabricada, comercializada, distribuída, usada e descartada hoje”, diz Antonelli.

Entre os temas examinados estão gênero, uniforme, poder, materiais e mensagens. A forma como o vestuário esportivo se infiltrou no vestuário diário, as opiniões em relação a quanto – ou pouco – o corpo deve ser coberto, e as conotações produzidas por itens de luxo estão entre os tópicos explorados

Fora isso, ainda é possível estar em contato com uma grande variedade de interpretações de peças, desde o vestidinho preto da Chanel dos anos 20 até sua versão em nylon de Philippe Starck. Passando pela evolução do salto alto e chegando a boinas e bandanas, biquínis e burkas.

“Itens: Is Fashion Modern?” fica em cartaz no MoMA até o dia 28 de janeiro de 2018. O valor da entrada é U$25 para adultos e U$14 para estudantes em tempo integral.

 

Sobre o autor

admin:

0 Comments

Compartilhe a sua opinião!

Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *

Deixe um comentário