AS MAIS IMPACTANTES IMAGENS POLÍTICAS DA VOGUE ITÁLIA EM FESTIVAL

AS MAIS IMPACTANTES IMAGENS POLÍTICAS DA VOGUE ITÁLIA EM FESTIVAL

1 de novembro de 2017 Moda 0

“Makeover Madness”, Vogue Italia, Julho de 2005. Foto por Steven Meisel.

Recentemente, o documentário Franca: Chaos and Creation foi adicionado ao catálogo da Netflix e isso fez muitos admiradores da Vogue Itália lamentarem, mais uma vez, a morte da admirável  editora-chefe da publicação, Franca Sozzani. Em novembro, a segunda edição do Photo Vogue Festival vai dar continuidade as exposições do trabalho deliciosamente subversivo que a Vogue italiana realizou sob o comando de Franca e seu arsenal infindável de ideias polêmicas.

“É esnobe e provincial pensar a moda como mera frivolidade, já que ela ocupa um lugar muito grande na cultura. É uma linguagem, um drama, uma arena. Vestuário fala. Sobre o poder, beleza, prazer, sexo, dinheiro, classe, desejo, gênero, idade – as aspirações e desesperos de milhões de pessoas.” Isso é o que diz a crítica de arte, Judith Thurman, e são essas as palavras escolhidas para falar dos posicionamentos políticos e discursos densos e necessários feitos pela Vogue Itália.

Editorial Vogue Itália, outubro de 2015. Fotos por David LaChapelle.

A publicação sempre lidou com a dualidade. Ovacionada pela Black Issue — primeira edição da Vogue só com modelos negros. Aplaudida pelos editoriais que abordavam, de forma crua e direta, a glamourização das reabilitações,  o crescimento exagerado e obsessivo das cirurgias plásticas e o consumismo extremo. Criticada por opções duvidosas, como no editorial que realizou em meio a um cenário de vazamento de petróleo — na ocasião  acusado de oportunismo.

No entanto, o que diferencia a Vogue Italia de outras publicações é exatamente a compreensão profunda do fato de que a moda é um idioma: a interface visual com o mundo. E nenhuma outra forma de arte a canalizou melhor do que fotografia. Quando os mestres mais estimados da fotografia de moda estão envolvidos, suas imagens servem como um comentário incomparável às mudanças socioculturais de um determinado período no tempo.

“State of Emergency”, Vogue Italia, Setembro de 2006. Fotos por Steven Meisel.

É por essa razão que nasceu no ano passado, o Photo Vogue Festival. O evento marcou o primeiro festival internacional inteiramente dedicado à fotografia de moda e vinculado a uma publicação de moda influente.

De 15 e 19 de novembro, a segunda edição do Photo Vogue Festival em Milão, envolverá toda a cidade em conversas, exposições e iniciativas relacionadas à fotografia, com apoio de instituições culturais, escola de fotografia e galerias especializadas que acolherão exposições durante todo o período do Festival.

 

Sobre o autor

admin:

0 Comments

Compartilhe a sua opinião!

Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *

Deixe um comentário