Carlos Fajardo expõe obras inéditas no Instituto Ling

Carlos Fajardo expõe obras inéditas no Instituto Ling

3 de maio de 2017 Moda 0
Caixa Laranja. Foto: Wallace Masuko

Caixa Laranja. Foto: Wallace Masuko

A exposição “Espelho no espelho”, do artista Carlos Fajardo, é curada por Henrique Xavier e reúne oito obras que tratam de questões em torno de de reflexos, reflexões e subjetividade.

O artista paulistano  é considerado um dos grandes nomes da arte contemporânea brasileira. Nascido em 1941 na cidade de São Paulo, já representou o Brasil em diversos eventos internacionais, como nas 9ª, 16ª, 19ª, 25ª e 29ª edições da Bienal Internacional de São Paulo. As obras de Fajardo que estarão expostas no Instituto Ling, em Porto Alegre, a partir de 10 de maio, são todas inéditas.

Obra Carlos Fajardo. Foto Divulgação

Obra Carlos Fajardo. Foto Divulgação

Em “Espelho no Espelho”, Fajardo trabalha com materiais como vidros, espelhos e superfícies reflexivas, transparentes e coloridas, combinadas entre si e também associadas a fotografias de grandes dimensões, delicados tecidos, caixas e estruturas tridimensionais. Através deste conjunto de materiais e por relações entre reflexões e transparências, as obras produzem labirintos  para a percepção do espectador, cuja imagem participa da obra. Há também uma intenção de diálogo com o ambiente da galeria,  entre as obras e o espaço que elas ocupam.

O curador da exposição, Henrique Xavier, afirma que “a experiência do deslocamento produzida pela multiplicação de imagens nas obras de Fajardo exige que nos debrucemos criticamente sobre nós, pois, em tais obras, não apenas a nossa imagem foi deslocada, mas, principalmente, algo em nós mesmos”. Xavier, que desde 2010 desenvolve um amplo projeto de pesquisa sobre a obra de Carlos Fajardo, para a redação e a organização de um livro sobre o artista, também fala sobre o impacto das fotografias presentes na exposição: “Há um delicado erotismo presente nos fragmentos de corpos das imagens fotográficas, que se expande no jogo com as tênues imagens formadas pelas superfícies semitransparentes e semi-reflexivas empregadas pelo artista”.

Obra Carlos Fajardo. Foto Divulgação

Obra Carlos Fajardo. Foto Divulgação

Artista: Carlos Fajardo

Curadoria: Henrique Xavier

Local: Galeria do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440, Porto Alegre)

Período de exibição: de 10 de maio a 05 de agosto de 2017

Horário: de segunda a sexta, das 10h30min às 22h e sábados, das 10h30min às 20h

Entrada Franca

Agendamento grupos e escolas: solicitações pelo email educativo@institutoling.org.br ou pelo fone (51) 3533-5700

Sobre o autor

admin:

0 Comments

Compartilhe a sua opinião!

Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *

Deixe um comentário