Conheça os vencedores do International Fashion Showcase 2019
O International Fashion Showcase — evento bienal que apresenta os melhores designers emergentes do mundo na Somerset House, em Londres — só encerrra no dia 24/02, mas a lista de vencedores da edição 2019 já está entre nós.
Thebe Magugu da África do Sul foi anunciado como o designer vencedor do International Fashion Showcase 2019. O painel de jurados o chamou de ‘líder de sua geração” e disse que sua instalação ”não só tem impacto visual marcante, mas uma clareza real. Um espaço que dá a sensação de passado, presente e um futuro brilhante para Thebe e seu país”. Para o IFS 2019, Thebe Magugu apresentou desenhos com motivos do passado histórico rico da África, mas com uma abordagem global voltada para o futuro. Sua instalação ilustra as profundas mudanças na África do Sul, colocando a constituição do país no centro das atenções.
Duran Lantink, da Holanda, recebeu menção especial por sua coleção. Os juízes disseram: “Há uma sensação de que a coleção é apenas o começo de uma exploração contínua com inúmeras possibilidades e impactos sobre os outros que trabalham na indústria da moda”. Na instalação, o designer apresentou caixas com selos de promoção questionando o estado permanente de venda e desconto no mercado de moda, lançando um olhar crítico sobre os fenômenos da Black Friday e os tumultos de vendas resultantes. Lantink também apresentou a “0% Duran” — marca que cria moda sem produção e recria roupas de sites de desconto ou pontos de venda, dando a eles novo apelo.
Cedric Mizero, da Ruanda, recebeu menção especial por sua curadoria na instalação. Os juízes disseram: ”Cedric Mizero é sem dúvida um agente de mudança cultural para o seu país. Seu trabalho tem a capacidade de colidir o local e o global em uma mensagem que é universal e profundamente humana”. O designer usou objetos da vida cotidiana de uma aldeia ruandesa para chamar a atenção para as questões das comunidades e culturas marginalizadas em seu país. No entanto, em vez de se concentrar nos aspectos negativos frequentemente associados à vida rural em um país em desenvolvimento, Mizero também celebrou as riquezas da vida na aldeia.
Os vencedores foram escolhidos por um painel de especialistas em moda cultural e comercial, presidido por Sarah Mower, embaixadora do British Fashion Council para talentos emergentes e principal crítica de moda da Vogue.com.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *