Crianças dão nome ao medo em trabalho de Rivane Neuenschwander

Crianças dão nome ao medo em trabalho de Rivane Neuenschwander

27 de julho de 2015 Arte 0
web-header-cape19.6_t

Foto: Richard Eaton

A galeria de arte Whitechapel, em Londres, promove anualmente o Children’s Comission, evento criado para estimular a interação das crianças com a arte. Cada ano um artista é nomeado para colaborar com a ação e esse ano foi a vez de Rivane Neuenschwander.

Emprestando densidade ao projeto, a artista brasileira se propôs a investigar o medo e a memória na visão dos pequenos e criou experiências sensoriais através de materiais inusitados para encostar também em temas como o tempo e as interações sociais

A partir do gosto pela psicanálise, pelo folclore e pela literatura infantil, ela criou o projeto “The Name of Fear”. O resultado é uma instalação que dá forma aos medos infantis a partir dos relatos de crianças entre 7 e 9 anos. Após perguntar às crianças sobre seus temores, a artista mostrou a elas diferentes tipos de capas – de super-heróis a criações de artistas – e pediu para que desenhassem uma capa que as protegeria. A artista fez então uma colaboração com o designer de moda Lucas Nascimento, brasileiro também radicado em Londres, para traduzir os desenhos em capas reais.

Rivane dimensiona o trabalho através de cuidadosa escolhas de materiais e do jogo com palavras escritas. A escolha das capas como forma de expressão rendeu peças encantadoras, em algum ponto entre a fantasia infantil e a inevitável seriedade de certos temas.

j_t

Foto: Whitechapel Gallery

A ideia para o projeto surgiu a partir de uma instalação da artista criada em 2003: “I Wish Your Wish” ( Eu desejo o seu desejo). Ela se baseia em uma antiga tradição brasileira de amarrar fitas no pulso na crença de que desejos irão ser realizados. Ao coletar milhares de desejos para executar a obra, a artista percebeu que por trás de cada desejo existem medos.

O título da instalação foi emprestado da música “Araçá Azul”, escrita em 1972 por Caetano Veloso. O poema “O Medo”, de Carlos Drummond de Andrade também serviu de inspiração para Neuenschwander.

Entre abelhas, fantasmas, estranhezas e silêncios, nunca os medos foram tão bonitos.

Children’s Comission: “The Name of Fear”
Londres
Whitechapel Gallery
82 Whitechapel High Street
De 23 de junho a 18 de outubro
De terça-feira a domingo das 11h às 18h; quintas-feiras das 11h às 21h
Entrada gratuita
whitechapelgallery.org

Sobre o autor

admin:

0 Comments

Compartilhe a sua opinião!

Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *

Deixe um comentário