Uma artista que copia outros artistas

Uma artista que copia outros artistas

9 de março de 2012 Arte 0

Sturtevant é uma artista americana que surgiu para o mundo das artes em Nova York em 1965 e o trabalho dela alinha-se com a defesa do poder do pensamento em confronto com a realização material de objetos. Suas repetições de obras de outros artistas tornaram-se lendárias no ambiente da arte. Ela literalmente copia o que outros fizeram e reexpõe sob a perspectiva das questões de simulacro, autoria e autenticidade. A imagem acima é uma cópia de Andy Warhol.

Agora com 82 anos, há mais de 50 ela desafia o significado da arte e o que implica ser um artista. As repetições de obras de Warhol, Duchamp, Beuys e outros continuam tão provocativas nessa era de cópias, clones e complexas questões sobre mercadorias e direitos autorais quanto na época em que foram realizadas.

O curador da exposição Fredrik Liew diz:

“Sturtevant é uma pioneira que, na idade de 82 anos, está no auge de sua carreira. Ela foi ridicularizada quando estreiou em 1965, ninguém naquele momento fez as ligações entre seu trabalho e uma discussão crítica da superfícialidade da obra como produto e das questões de direitos autorais.. Ninguém entendia uma artista mulher que estava repetindo as obras de colegas do sexo masculino. Mas o fato é que suas repetições vieram antes de Barthes, Foucault, Deleuze, Millet e Greer considerados autores de obras seminais sobre esses assuntos. ”

A mostra no moderna Museet de Estocolmo apresenta 30 obras, incluindo as repetições de Andy Warhol, Marcel Duchamp, Jasper Johns e Félix González-Torres. Acima instalação com cópias de Jasper, Johns, Warhol e Gonzáles Torres  Foto: Axel Schneider

Quatro de suas mais recentes instalações de vídeo foram produzidas specificamente para esta exposição, entre eles uma série de repetições de obras do próprio Museu. Acima, Elastic Tango, de 2010. Foto de Pierre Antoine

Em Estocolmo, no Moderna Museet,  de 17 Março de 2012 a 26 de agosto de 2012

Sobre o autor

eduardo:

0 Comments

Compartilhe a sua opinião!

Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *

Deixe um comentário