Exposições de Moda 2017

Exposições de Moda 2017

13 de janeiro de 2017 Calendário, Moda 0
Pyer Moss FW 2016

Kerby Jean-Raymond para a marca Pyer Moss. As criações do designer fazem parte do acervo da exposição “Black Designers”.

a julgar por mostras anunciadas mundo afora, a moda ocupará grande espaço na vida cultural durante o ano de 2017 permitindo um maior contato entre a sua história e o seu público. Listamos abaixo algumas exposições que agrupam questões contemporâneas e designers que estão contribuindo para renovar o mercado com inovações na maneira que fazemos entendemos a moda. 

Balenciaga

Campanha Balenciaga Fall 2011

Balenciaga

O incomparável estilista espanhol, até hoje um dos melhores que a moda já produziu, contará com, até o momento, duas exposições no ano em que sua primeira loja completa 100 anos de lançamento. Em “Balenciaga: Working in Black”, de 8 de março a 16 de julho no Musée Bourdelle, em Paris, serão exploradas as peças de cor preta já projetadas pelo estilista, a fim de lançar luz às diferentes silhuetas propostas pela marca ao longo do tempo. Serão expostos mais de 100 itens, entre peças de outros museus e peças mantidas na própria maison.

A segunda exposição, “Balenciaga: Shaping Fashion” acontece no Victoria & Albert Museum, em Londres, de 27 de maio de 2017 a 18 de fevereiro de 2018. Nela, haverá uma retrospectiva geral sobre a obra do estilista, desde roupas até chapéus, croquis, cadernos, filmes e fotografias. A proposta é examinar minuciosamente as técnicas de construção das peças do estilista, bem como o seu legado para a moda.

Considerando o peso de ambas as mostras, é bom esperar por um ano sob forte influência desse criador.

rei kawakubo commes des garçons ss17

Comme Des Garçons SS17

Rei Kawakubo

A exposição de Rei Kawakubo com a Comme des Garçons estreará no dia 4 de maio e seguirá até 4 de setembro de 2017 no Met Museum. Serão expostas peças da fundadora da marca desde 1981 até o presente. A ideia é investigar o olhar de Kawakubo sobre a relação entre o objeto e o sujeito; moda e antimoda e as novas noções de beleza que ela deixou impressa na cultura visual como um todo. Através das mais de 100 peças expostas, um panorama categórico vai reafirmar a essência revolucionária dessa criadora singular.

Iris Van Herpen

“Iris Van Herpen: Transforming Fashion” acontecerá de 21 de maio a 20 de agosto de 2017 no Dallas Museum of Art, em Dallas, nos EUA. 45 peças de 15 das coleções de Van Herpen tratarão de promover uma conexão do público com o trabalho da holandesa, que é um dos maiores nomes no mundo da moda hoje em se tratando de novas tecnologias, matérias primas e roupas confeccionadas em impressoras 3-D. Peças dela já frequentaram figurino de Lady Gaga e Björk. O trabalho de Iris Van Herpen dá um passo adiante na investigação de novas formas de produção aliando-as com inventividade feroz ao tradicional savoir-faire da costura.

Black Fashion Designers

A exposição “Black Fashion Designers” já está ocorrendo na cidade de Nova York, no museu da FIT. Até 16 de maio, os visitantes terão acesso a obras feitas exclusivamente por estilistas negros. A mostra explora a riqueza com que a descendência e a cultura africana influenciam o trabalho desses designers. A relevância da exposição se dá tanto pela qualidade dos trabalhos quanto pelo viés crítico a respeito de uma indústria marcada pela desigualdade racial. A história mostra quão restrito é o espaço concedido para divulgação de estilistas de descendência africana. A exposição conta com criações de Zelda Wynn Valdes, Ann Lowe, Patrick Kelly, Nkhensani Nkosi, Kerby Jean-Raymond. Os dois últimos participantes compõe a seção “ativista” da exposição devido ao forte teor político das suas coleções.   

Alexander McQueen

Alexander McQueen Spring 2010 RTW

Force of Nature

Em um ano onde uma das principais tendências é voltar-se para a origem humana na tentativa de achar um equilíbrio com a natureza, a exposição “Force of Nature” será exibida no FIT, em nova York, do dia 26 de maio a novembro de 2017. Com a proposta de retratar como elementos da natureza inspiraram criações de estilistas ao longo do tempo, a mostra conta com peças desde o século XVIII, quando o iluminismo, através de Rousseau, pregava uma maior valorização da natureza, até criações atuais, como as de Alexander McQueen. A exposição tem potencial para influenciar tanto a estética e a funcionalidade da moda neste próximo ano quanto as formas de produção.

Sobre o autor

admin:

0 Comments

Compartilhe a sua opinião!

Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *

Deixe um comentário