In a given situation

In a given situation

31 de outubro de 2010 Arte 0

Os gestos poéticos do artista belga Francis Alys (é assim que ele os chama) que vive entre a Cidade do México e Nova York, não tem resultados físicos quantitativos. Juntar 500 pessoas para mudar uma duna de lugar, como ele fez no Peru em 2002, desloca um volume mínimo de areia. O que tem potência de descarga elétrica sobre o espectador é a força metafórica desta e de outras ações. No momento, na Bienal de São Paulo ele apresenta o filme Tornado. Outro petardo.

No México, Alys passou a perseguir estes fenômenos da natureza, que ele enxerga como uma erupção de ordem no caos e literalmente mergulha neles. É o que acontece na impressionante imagem acima. Observe que o artista se atira no olho do furacão entrando pela direita.

Também saiu no Brasil o livro In a Given Situation, realizado em parceria com a Cosac Naify. Mais que um documento o livro é uma recriação do processo criativo de Tornado, e impõe-se como experiência completa, recheado de textos de Alys e citações de Guimarães Rosa, Walter Benjamin e do matemático Ton Marar.

Sobre o autor

eduardo:

0 Comments

Compartilhe a sua opinião!

Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *

Deixe um comentário