Move! é mostra que une arte e moda em São Paulo

Move! é mostra que une arte e moda em São Paulo

5 de março de 2013 Arte, Moda 0

MOVE

De 9 a 19 de março, estilistas e artistas contemporâneos vão apresentar o resultado do trabalho em duplas na exposição batizada de Move! A aproximação entre criadores das duas áreas é outro lance da extensa lista de propostas atuais que discutem a relação do universo da moda e da arte.

Historicamente, esta tem sido um conversa constante. O que o passado ensina é que a moda sempre acompanhou de perto as investigações da arte, valendo-se delas para adotar novos métodos de exibição e incorporar procedimentos criativos testados em um terreno menos sujeito a regras de gosto de época ou mercado. Vários criadores de moda defendem um espaço maior de liberdade para o exercício da profissão e, particularmente na última década, a aproximação com a arte tornou-se ainda mais frequente como forma de conquistar esta condição. Outro sintoma que impulsiona ações entre as duas áreas vem do fato de que o marketing empresarial da moda adotou a chancela de “fenômeno artístico” como forma de turbinar o valor da marca.

Como espetáculo, a mostra deve atrair a curiosidade de um público grande. Entretanto, não há nada que garanta que o resultado renderá obras de arte significativas, ou mesmo roupas interessantes. Nem há nada que impeça que isso aconteça. Bom mesmo é manter o senso crítico e o conhecimento de causa em dia para aproveitar bem a visita.

A mostra foi originalmente apresentada em outubro de 2010, no museu MoMa PS1, em Nova York. (Veja na imagem cartaz com os participantes da edição de lá). A curadora Cecilia Dean, co-fundadora da revista “Visionaire” e David Colman, jornalista de arte e moda são os responsáveis pela realização. O consultor brasileiro Antonio Haslauer auxilia na edição paulista.

“Pé de Jeans”, do artista norte-americano Peter Coffin e da marca brasileira Ellus, antecipa o evento vestindo árvores da cidade de São Paulo com calças jeans da Ellus.

 

O que você verá no Sesc Belenzinho é o seguinte:

marc-jacobs

Marc Jacobs (foto) e Rob Pruit vão colocar o expectador dentro de um desfile. Quem se predispor a ser filmado caminhando em uma passarela em “chroma key” vai poder ver a si próprio dentro de um vídeo do desfile de Marc Jacobs.

O artista norte-americano Ryan McNamara, a norte-americana Diane von Furstenberg e o estilista brasileiro Oskar Metsavaht se juntam para inverter o processo da moda. Ao invés de colocar estampas nas roupas das pessoas, colocarão pessoas em estampas.

Na dobradinha da estilista Cynthia Rowley e do artista suíço Olaf Breuning, voluntários vestem peças de roupas criadas por Cynthia Rowley e tomam um banho de tinta. Os efeitos obtidos na performance são fotografados e dão origem a e uma linha de roupas estampadas.

O artista plástico Maurício Ianês realizará uma nova edição da performance que realizou na Bienal de Arte de São Paulo em 2008. Ele vai se posicionar como uma instalação viva, vestindo peças de Herchcovitch e trocando de roupa com o público. Simultaneamente, o estilista irá costurar novas peças a serem usadas pelo artista.

O artista brasileiro Vik Muniz, em colaboração com o estilista brasileiro Francisco Costa, da Calvin Klein, criaram uma performance aquática, uma coreografia que será apresentada ao vivo na piscina do SESC Belenzinho.

O coletivo de grafiteiros brasileiros Banzai Studio e o estilista brasileiro Pedro Lourenço tem a intenção de discutir a relação da rua com a passarela. O grupo grafitará ao vivo sobre telas de tecido que servirão de matéria prima para uma oficina de costura com participantes que confeccionarão looks desenhados por Pedro Lourenço.

O artista brasileiro Ricardo de Castro e o estilista Dudu Bertholini vão vestir o público com túnicas coloridas e colar adesivos criados por Ricardo de Castro das mesmas cores das roupas em um painel de madeira.

 

Exposição Move!

De 9 a 19 de março de 2013

Sesc Belenzinho. Rua. Padre Adelino, 1000, Belenzinho, São Paulo (SP)

Horário: terça a sexta-feira das 11h às 21h30, sábados e domingos das 10h às 20h

Entrada gratuita

 

Sobre o autor

eduardo:

0 Comments

Compartilhe a sua opinião!

Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *

Deixe um comentário