Sustentabilidade alternativa

Sustentabilidade alternativa

6 de setembro de 2011 Design 0

Fugir de uma estética padrão na materia prima, principalmente quando o projeto é ligado ao design sustentável, é prática corrente. O imaginário coletivo tratou de limitar esta procura a aspectos artesanais, mas há quem evite a recorrência.

Um exemplo que chamou a atenção da Radar é o trabalho do belga Jens Praet, que desenvolveu produtos a partir da idéia de fossilização de restos de revistas trituradas. Livrando-se de quilos de papel armazenado, Jens triturou as revistas e misturou-as com resina transparente. Para este projeto foram utilizadas revistas específicas, em edição limitada de 12 peças por modelo. A linha consiste em mesas, bancadas e prateleiras.

Outro projeto é do designer brasileiro Brunno Jahara , que se inspirou em instrumentos musicais improvisados com latas para projetar a linha Batucada, composta por objetos de uso cotidiano e luminárias. A linha é toda em alumínio anodizado, martelado e amassado, tratado para não enferrujar. No caso, não há reutilização de material, mas o aproveitamento de um aspecto. O caráter ecológico está embasado no fato do Brasil ser um dos primeiros países a figurar no ranking da reciclagem do alumínio; em média, 98% do alumínio produzido aqui é reciclado.

Sobre o autor

admin:

0 Comments

Compartilhe a sua opinião!

Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *

Deixe um comentário