Tríplice V: Vogue, Versace e Vaticano no MET

Tríplice V: Vogue, Versace e Vaticano no MET

7 de março de 2018 Moda 0

Da esquerda para direita: a estilista Donatella Versace, Anna Wintour, da Vogue Americana e o Cardeal Gianfranco Ravasi,, do Vaticano. (Foto: Domenico Stinellis)

A imagem acima poderia acidentalmente ser confundida com a de um museu de cera, não é? A razão dela existir, igualmente. A moda decidiu jogar no terreno da materialização de tudo que, originalmente, pertencia apenas ao seu imaginário — num clássico sacana de a “a vida imita a arte”, sabe? Um exemplo disso: a nova exposição do Metropolitan Museum of Art, de Nova York, chamada de “Heavenly Bodies: Fashion and the Catholic Imagination”.

Para os amantes de moda e arte, a primeira segunda-feira de maio é religiosamente reservada ao lendário Met Galla — o baile realizado anualmente pela Vogue para inaugurar as exposições que passam a ocupar o espaço do museu. Em 2018, o Met faz dessa espera algo duplamente religioso, já que a nova exposição pretende analisar a influência do catolicismo na moda.

E haja influência sacra: dos anjos de tule e figuras papais de Galliano para a Dior, às santíssimas douradas de Gianne Versace, às discípulas bizantinas da Dolce & Gabbana, às túnicas monásticas da Valentino. E até a famigerada veste criada por Jean Charles de Castelbajac para o papa João Paulo II, até então o único estilista a vestir um santo. Amém fashion, como disse Lady Gaga naquela música.

Para dar forma à coisa toda, clero e nobreza se reuniram, no dia 26 de fevereiro, em uma coletiva de imprensa. Naquele momento histórico, o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontífice da Cultura do Vaticano, encontrou a sacerdotisa da Vogue América, Anna Wintour e a abadessa da Versace, Donatella — nos dando a curiosa imagem que abre essa matéria. Na ocasião, foi revelado que mais de 40 itens, contemplando os últimos 15 papados desde metade do século 18, foram cedidos pela Capela Sistina para compor os salões do MET ao lado de trabalhos impressionantes, para o bem e para o mal, de estilistas do século 20 e 21.

A exposição entre em cartaz no dia 10 de maio. E o Met Galla acontece um pouco antes, no dia 7 de Maio. Será que enfim vamos descobrir se os sapatos do Papa Bento XVI eram da Prada mesmo?

Sobre o autor

admin:

0 Comments

Compartilhe a sua opinião!

Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *

Deixe um comentário