Underwear revisitado em Paris

Underwear revisitado em Paris

30 de julho de 2013 Moda, Opinião 0

02

O corpo sempre foi definido por restrições sociais e econômicas. Partindo dessa premissa, o curador Denis Bruna, revisitou as formas em que o corpo foi moldado ao longo de seis séculos. O resultado é a exposição “A Mecânica do Underwear“ em cartaz no museu Les Arts Décoratifs em Paris. A exposição, que abriu este mês, foi organizada cronologicamente por dois pisos e apresenta mais de 200 peças, incluindo corpetes e espartilhos.

01

“Os séculos 18 e 19 foram os dois mais estruturantes”, explica Bruna. “A aristocracia se diferenciava através de retidão, rigidez e verticalidade”, disse ele. “A linha de cintura muito estreita foi concebido para exaltar o seio.” Esta silhueta durou até o início do século 20, quando estilistas como Paul Poiret, Nicole Groult e Madeleine Vionnet decretaram o fim dos corsets e inventaram as silhuetas fluidas.

03

De toda forma, o underwear construído e elaborado não foi esquecido. Designers contemporâneos como Thierry Mugler, Rei Kawakubo e Jean Paul Gaultier se inspiraram no passado usando estruturas em várias de suas criações. A atual cueca também está incluída na mostra. Bruna detecta e aponta o uso de cintas, retornando sob o disfarce de “shapewear” ou de “roupa inteligente”. De acordo com ele, os homens também estão na mira de lançamentos com estruturas. O passeio culmina em uma sala de montagem, onde os visitantes podem experimentar réplicas de época diante de um espelho.

Fonte wwd.

 

Sobre o autor

admin:

0 Comments

Compartilhe a sua opinião!

Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *

Deixe um comentário